Perguntas Frequentes

Quais vantagens tenho em me associar?
R: A Associação foi fundada para representar e dar suporte administrativo aos médicos do Corpo Clínico do HIAE oferecendo-lhes benefícios e serviços diversos.

Que tipos de serviços e benefícios a AMHIAE oferece?
R: Oferecemos serviços de cobranças de honorários médicos, faturamento às seguradoras internacionais, assessoria jurídica em todas as áreas do direito, cálculo e faturamento dos honorários médicos via Programa Einstein Corporate ou Retaguarda, entre outros. Além disso, temos benefícios comerciais com vários parceiros, com descontos e vantagens exclusivas para nossos associados.

Como faço para me associar?
R: O médico interessado deve entrar em contato com a área de Relacionamento da Associação dos Médicos, solicitando mais informações ou enviando pedido de adesão para amhiae@einstein.br, ou procurar-nos pessoalmente. Será enviado um formulário à Diretoria da Associação que avaliará a solicitação.

Qual o valor da taxa de adesão?
R: A joia de adesão cobrada é de R$ 2.000,00 e a ser paga na admissão do novo associado.

Existe algum pagamento adicional além da joia?
R: Sim. Os faturamentos via Associação tem um valor afixado em 3% por montante faturado e há uma anuidade estabelecida em R$ 700,00, dividida em duas parcelas de R$ 350,00 semestrais (sendo a primeira em Maio e a segunda em Agosto). Observação: Novos associados estão isentos do pagamento da anuidade pelos dois primeiros anos a partir de sua adesão.

O que devo fazer quando for admitido?
R: Após o processo de admissão, o Relacionamento Médico AMHIAE enviará um e-mail informando da aprovação juntamente com as instruções necessárias para a abertura de cadastro do novo associado.

Como posso ter certeza de que meus benefícios estão ativos?
R: Assim que o cadastramento do novo associado for concluído, será enviado um recibo assinado pela Diretoria comprovando a adesão e o doutor será notificado oficialmente por e-mail.

Quando posso utilizar os serviços da AMHIAE?
R: Imediatamente após ser notificado do sucesso de seu cadastro.

Como posso utilizar os serviços da AMHIAE?
R: Depende do serviço desejado:
a) Central de Cobranças – para iniciar uma cobrança particular ou de retaguarda, basta encaminhar recibo e relatório médico carimbados e assinados;
b) Jurídico – para buscar orientação jurídica, basta agendar reunião com nosso advogado pelo telefone 11 3814-2564;
c) Internacional – para iniciar uma cobrança internacional, basta encaminhar recibo e relatório médico carimbados e assinados;
d) Cálculos particulares – enviar e-mail para claudia.lnascimento@einstein.br;
e) Cálculos Corporate – enviar e-mail para morgana.zani@einstein.br; e seguir as instruções de faturamento adequadas (encaminhar recibo ou nota fiscal com relatório médico e guia correspondente em nome da operadora, todas as vias assinadas e carimbadas).

Quem é obrigado a se associar?
R: Os doutores participantes dos programas Einstein Corporate, Buco-maxilo-facial, Locomotor, Oncologia, Broncoscopia e os titulares da Retaguarda Einstein.

Quais documentos exigidos no momento da admissão?
R: Admissão de Pessoa Física:
– Currículo resumido;
– Cópia simples de RG e CPF;
– Diploma;
– Título de Especialista da Associação Médica Brasileira;
– Cédula de identidade do médico (CRM);
– Alvará da Prefeitura vigente (caso seja em nome de terceiros, enviar carta de sublocação);
– Documento comprovante dos dados bancários da pessoa física (cópia de cheque ou equivalente);
– Documento comprovante com o número do INSS;
– Nada consta do CRM e comprovante de quitação do CRM vigentes.

– Admissão de Pessoa Jurídica:

2.1 Do responsável técnico:
– Currículo resumido do responsável técnico;
– Diploma do responsável técnico;
– Título de Especialista da Associação Médica Brasileira do responsável técnico e de pelo menos um médico de cada especialidade existente na clínica;
– CRM, RG e CPF do responsável técnico;
– Celular e e-mail do Responsável Técnico.
2.2 Da pessoa jurídica:
– Contrato social atualizado;
– Endereço completo, telefones e e-mail para contato;
– Nada consta do CRM + comprovante de quitação do CRM vigentes;
– Cópia do CRM da instituição;
– Cópia da inscrição estadual;
– Cópia da inscrição municipal (CCM/ ISS ou similar);
– Declaração oficial de isenção fiscal (IRRF) em papel timbrado com carimbo do CNPJ;
– CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
– CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde;
– CART – Certidão de Anotação de Responsabilidade Técnica / Certidão de Inscrição de Empresas;
– Documento comprovante dos dados Bancários da Pessoa Jurídica;
– Alvará da Prefeitura vigente (caso seja em nome de terceiros, enviar carta de sublocação);
– Qualificação RN 267 ANS:
– Participação no Notivisa;
– Acreditação pela Organização Nacional (ONA);
– Participação do programa da ANS – Qualidade Monitorada (Qualiss).

Quais são as regras de cobranças de honorários médicos particulares?
R: A cobrança de contas de atendimentos particulares que tenha ocorrido dentro ou fora do HIAE (Cobranças de atendimentos realizados em outros hospitais é beneficio apenas de médicos associados) inicia-se na entrega dos seguintes documentos relativos à conta:

a) Recibo nominal ao paciente, devidamente preenchido assinado e carimbado pelo médico. b) Relatório Médico em nome do paciente, também assinado e carimbado.

Estes dois documentos uma vez entregues e protocolados serão cadastrados no sistema da AMHIAE, para que a equipe de cobranças inicie os trabalhos através do contato via telefone, e-mail ou carta com o paciente ou seu responsável. Caso não haja resposta ou haja recusa de negociação, o médico titular da conta é contatado pela AMHIAE, para estudos de possibilidades, como cobrança judicial ou até mesmo o cancelamento da mesma.

Como inicio uma Ação Judicial?
R: A AMHIAE necessita da autorização do médico titular da conta para iniciar o processo. Esta autorização é realizada através da assinatura de uma procuração disponibilizada pela AMHIAE, que dá poderes ao Advogado da Associação na representação do Médico interessado para a cobrança na esfera jurídica.

Como se dá o processo judicial e quanto tempo costuma durar?
R: Após ajuntarmos os documentos necessários e entregá-los ao advogado, ele enviará um relatório inicial com o valor de custas cobradas pelo fórum. Esse valor deverá ser pago à Associação pelo médico titular e somente após a quitação destas custas o fórum iniciará o processo. O tempo estimado para a duração de processos como este é indeterminado. Geralmente, ações judiciais são longas, podendo levar mais de um ano, contudo, na maioria das vezes o resultado é favorável aos nossos Associados.

Além das custas judiciais, existe algum outro custo?
R: Sim. Os honorários advocatícios dos serviços de assessoria jurídica são descontados do médico titular da conta após a finalização do processo que pode ser por meio de homologação de acordo ou por meio de execução de sentença. Esses honorários variam de acordo com o montante reclamado e são calculados conforme a finalização do caso: para acordos, são cobrados 10% do total ajuizado e para sentenças e execuções são cobrados 20%. Caso não haja resolução do processo, o réu não tenha bens, a ação seja indeferida ou o médico solicite o cancelamento da ação, não haverá cobranças de honorários advocatícios.

Programa Corporate. O que é e como participar?
R: O Programa Einstein Corporate é um benefício que empresa oferece aos seus colaboradores. Contempla atendimento médico-hospitalar à partir da contratação por parte empresas e operadoras do plano de saúde.

Os médicos participantes são convidados a aderir ou renovar seus contratos, sempre entre julho e agosto de cada ano. O processo envolve vários departamentos do HIAE, assim como a AMHIAE, uma vez que por regra todos os médicos participantes do programa devem ser associados. Para registrar seu interesse em participar do Programa Corporate, solicitamos que encaminhe um e-mail para amhiae@einstein.br, constando seu nome, especialidade, CRM e unidades do HIAE onde atua. A AMHIAE centraliza todos os pedidos, que são encaminhados ao Departamento Comercial-Relacionamento Corpo Clínico do HIAE.

Atendi um paciente Corporate. O que devo fazer?
R: O faturamento dos honorários médicos dos atendimentos dos pacientes Corporate é feito obrigatoriamente via AMHIAE. Passo a passo para início do processo de cobrança de uma conta Corporate:

1- Valores:
a) Calcular os valores do atendimento;
b) Contatar a AMHIAE via telefone 11-21512534 ou 11-21512686 ou via email morgana.zani@einstein.br ou renata.levi@einstein.br. Um de nossos colaboradores irá calcular o valor da conta, de acordo com o contrato da fonte pagadora do paciente e retornará com o valor tabelado.
2- Montagem da conta do atendimento:

a) Consulta no Consultório:
– Recibo ou NFe Preenchida, assinada e carimbada;
– Guia de Consulta, preenchida, carimbada e assinada pelo médico e paciente.
b) Consulta e Procedimentos Ambulatorial:
– Recibo ou NFe Preenchida, assinada e carimbada;
– Guia SADT, preenchida, carimbada e assinada pelo médico e paciente;
– Guia de Consulta, preenchida, carimbada e assinada pelo médico e paciente;
– Relatório Médicos, carimbada e assinada pelo médico.
c) Procedimentos Cirúrgicos ou Visitas Hospitalares*:
– Recibo ou NFe Preenchida, assinada e carimbada;
– Guia de Honorário Individual, preenchida, carimbada e assinada pelo médico e paciente;
– Relatório Médicos, carimbada e assinada pelo médico.

*Fica a livre escolha da equipe, se os recibos e guias serão apenas no nome do 1º cirurgião ou em nome de cada um dos prestadores.

3) Envio de contas à AMHIAE:

a) Entrega direta na AMHIAE:
– 14º andar do Bloco D – Unid. Morumbi – de Segunda à Sexta das 08h00 às 18h00.
b) Coleta nos Consultórios
– Unidade Morumbi – O agendamento da coleta em consultório deve ser feito via site
da Associação.
– Unidades Avançadas (Alphaville, Perdizes, Ibirapuera, Chácara Klabin)  –  Um colaborador da AMHIAE passa pelo menos uma vez por semana em cada um dos consultórios das Unidades, para retirada das contas.
Toda coleta gera um protocolo de retirada, uma vez que a conta seja entregue e esteja devidamente protocolada na Associação, a responsabilidade por essa conta passa a ser totalmente da AMHIAE até o momento em que o médico receba seu devido honorário.

Qual a estimativa de tempo para recebimento dos HM no Corporate?
R: Os pagamentos decorrentes do faturamento do Corporate levam até 45 dias para serem pagos pelas empresas ou operadoras dos pacientes. Após recebidas e conciliadas, as faturas serão baixadas e os valores repassados para os médicos de acordo com a programação de repasse. Em alguns casos, as empresas ou operadoras efetuam o pagamento diretamente na conta bancária do médico. Nesses casos, a Associação solicita um comprovante e informa aos médicos sobre o depósito.

Uma parte de meus honorários foi glosada. Como proceder?
R: A Associação abre recurso automaticamente assim que for constatada a glosa. Geralmente, a resposta da operadora ao recurso leva cerca de 60 dias para ser finalizada.

O que faço caso eu atenda um paciente estrangeiro?
R: Nossa Central de Cobranças oferece atendimento bilíngüe, podendo receber o pagamento dos honorários médicos diretamente do paciente. Além disso, temos contatos com diversas seguradoras internacionais, podendo faturar os honorários médicos para os planos dos pacientes. As contas enviadas para pagamento no exterior levam cerca de 60 dias para serem pagas pelas seguradoras. É importante salientar que não existem contratos entre a AMHIAE e as operadoras internacionais, assim como nenhum tipo de mecanismo que evite as oscilações das taxas de câmbio.

Atenciosamente,
Relacionamento AMHIAE